Autoconhecimento – a importância para sua carreira e para sua vida

    Comecei a me interessar por Autoconhecimento em 2016. Foi quando entendi a importância desse termo para minha vida e percebi que sentia prazer em falar sobre esse assunto. Então comecei a estudar mais sobre o tema.  Resolvi também nessa época, fazer um curso de marketing para aprender como divulgar isso melhor. E lembro de investigar a palavra Autoconhecimento no Google. Era uma palavra quase desconhecida. As pessoas não pesquisavam ou não se interessavam. Ainda…

    Hoje escrevendo essa matéria, dia 03 de fevereiro de 2019, resolvi fazer uma nova pesquisa da palavra. Olha só:

    Veja que o gráfico está em ascensão. O número de impressões vem aumentado e também existe muito mais conteúdo sobre o assunto pela internet. Mas ainda tem muito para crescer. E porquê?

    As pessoas estão, cada vez mais, entendendo a importância do autoconhecimento para a vida profissional e pessoal. Digo inclusive que está havendo uma onda gradativa de despertamento sobre esse assunto.

    E o que é afinal autoconhecimento?

    É o conhecimento que a pessoa tem sobre si mesmo. A palavra já é autoexplicativa. Pessoas que se conhecem bem costumam ter mais domínio das suas emoções, sentimentos, comportamentos, escolhas, decisões, nas relações, da própria vida…

    Para mim autoconhecimento está diretamente ligada a auto responsabilidade. Entendemos que somos os únicos responsáveis pelos resultados que temos na nossa vida, independente do nosso cenário ou da nossa história.  

    Quando investimos em autoconhecimento entendemos melhor como chegaremos nos nossos objetivos. Essa consciência nos ajuda a refletir sobre nossa vida profissional, como por exemplo: Eu tenho perfil para trabalhar sob pressão? Meus valores estão alinhados com o da empresa? O que valorizo mais em um emprego? Realmente o salário é o mais importante para mim? Tenho feito minha parte no trabalho em equipe?

    Como na vida pessoal: O que valorizo mais nas pessoas?  Devo ou não mudar de cidade? Estou feliz fazendo esse curso? Essa amizade apoia no meu crescimento? Quais são meus pontos fortes e fracos? O que me tira do sério? Quais as necessidades por trás desse meu comportamento que sempre se repete?

    Essas reflexões irão nos ajudar a tomar melhores decisões.

    São muitos pontos sobre nós que precisam ser desvendados. É uma jornada de aprendizado, um mergulho dentro de si. E aquelas pessoas que se comprometem em desenvolver essa autorreflexão tem dificuldades em saber por onde começar. Falo por experiência própria. Eu mesma comecei aos trancos e barrancos.

    Mas não se preocupe. A minha intenção aqui é te apoiar nessa descoberta. E muitas vezes, o que você vai precisar é somente de papel, caneta e um tempo consigo mesmo para refletir.

    Nos vemos novamente para refletirmos juntos?

    Um grande abraço com carinho.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *